terça-feira, 29 de junho de 2010

Minicurso de Horticultura

Como forma de unir teoria e prática em horticultura e com a vontade de por em prática o Projeto "Horta na escola", a professora Gabriele Gruska (Agroindústria) convidou o Professor Francisco Rodrigues para ministrar o Minicurso em Horticultura.
O curso abordou temas relacionados ao manejo de hortas, compostagem, alguns produtos hortícolas, ciclo, formas de cultivo e etc.
A prática contou com o exercício de fazer a compostagem para, depois de um mês, podermos misturar à terra e dar início ao plantio de culturas que são de interesse.

Professor Francisco:
"Para eu estar aqui hoje,
ensinando como se faz a compostagem
e hortas, tive que colocar a mão na massa
muitas vezes."



Paulo Henrrique:
"Eu me interessei porque é uma área
que eu gosto. Desde pequeno meu avô
já me levava pra ver hortas.
O curso foi interessante porque
aprendí muitas coisas."

O Minicurso de Horticultura contou com a participação de toda a turma do 2º Ano do curso de Agroindústria.

Veja mais fotos deste evento:

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ENEM 2010 - Inscrições abertas !

As inscrições ao Enem 2010 iniciaram no dia 21 de junho e irão até o dia 9 de julho. As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet e será exigido o número de CPF do participante.

O CPF é um número único que cada cidadão brasileiro economicamente ativo deve possuir. Ele é individual, o que significa que o participante do Enem não poderá usar o número de CPF de seu pai ou de sua mãe, qualquer que seja sua idade. O próprio sistema de inscrição irá impedir essa prática, pois ao digitar o número do CPF, o sistema buscará informações de seu titular na base de dados da Receita Federal. Quem tiver mais de 16 anos poderá solicitar seu CPF em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O pai, a mãe ou o responsável legal deve solicitar CPF para os menores de 16 anos. Não é possível tirar CPF pela Internet.

A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mas alunos da última série do Ensino Médio em escolas públicas não a pagam. Poderão ser isentos de taxa os estudantes que tiverem concluído o Ensino Médio nos anos anteriores e estudantes de escolas privadas, desde que não tenham condições de pagá-la e assinem declaração de carência.

Além dos dados cadastrais, o participante deverá responder ao questionário socioeconômico no próprio ato de inscrição. O questionário é composto por poucas questões a serem respondidas diretamente na Internet.

A redação e as quatro provas do Enem, cada uma com 45 questões, serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. No sábado, dia 6, haverá prova de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, dia 7, deverá ser feita a redação e haverá prova de matemática, linguagens e códigos. O participante deverá optar por uma língua estrangeira, inglês ou espanhol, no momento da inscrição. Em ambos os dias a prova terá início às 13h. O encerramento ocorrerá às 17h30 no sábado e 18h30 no domingo.

A EEEP Edson Queiroz, aconselha seus alunos a não perderem tempo, e fazerem já sua inscrição. Para ir a página de inscrição do ENEM 2010 na internet basta clicar aqui.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

II Arraiá do Cumpade Edson - Um Arraiá Profissioná!

Foi realizado nesta última sexta feira dia 25/06/2010, na Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, o II Arraiá "Cumpade Edson". A exemplo do ano passado, o Arraiá foi um evento muito marcante, nessa noite foram realizadas diversas brincadeiras e provas disputadas entre os alunos da Escola Profissional, num clima muito animado e emplogante.
Participaram do evento todo o núcleo gestor, servidores, alunos, pais, professores da Escola e convidados. Representando a 9ª CREDE estiveram presentes a superintendente Elenir da Silva, a técnica do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) Francisca Menezes Azevedo e a servidora Sandra Lacerda.
Além de contar com muitas comidas típicas o Arraiá do Cumpade Edson contou com a animação da Banda Veneno, uma das bandas mais tradicionais de nossa região e a apresentação da quadrilha Fiapo de Trapo.


Veja mais fotos deste evento:

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Desafio National Geographic 2010


Foi realizada nesta quarta feira dia 09 de junho, a 1ª Prova do Desafio National Geographic deste ano.
O Desafio National Geographic é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua terceira edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.

O Desafio é realizado em três etapas: Local, Regional e Final e tem como objetivos principais:
  • Estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem;
  • Disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins;
  • Propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
  • Incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.
Os alunos selecionados nas fases Local e Regional são premiados com uma viagem a São Paulo ou outra cidade brasileira indicada pelo Comitê Gestor, acompanhados de seus pais e professores responsáveis, onde será disputada a fase Final. Em São Paulo, haverá uma intensa programação cultural pelos principais pontos turísticos da cidade, além de um Trabalho de Campo acompanhado pela Equipe Pedagógica do Viagem do Conhecimento.

Veja mais fotos deste evento:


terça-feira, 8 de junho de 2010

1ª Fase da OBMEP 2010


Foram realizadas nesta terça feira dia 08 de junho de 2010, na EEEP Edson Queiroz, as provas da 1º Fase da OBMEP 2010 .

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Veja mais fotos deste evento:



domingo, 6 de junho de 2010

História em Cena

Os alunos de 2º ano da EEEPEQ dentre as atividades desenvolvidas na disciplina de História neste bimestre promoveram a junção de teatro e literatura renascentista na apresentação das diversas equipes dos cursos de Turismo, Enfermagem, Informática e Agroindústria.

O projeto “HISTÓRIA EM CENA” abordando o conteúdo curricular referente ao “Renascimento Cultural e Artístico” ocorrido na transição do Mundo Medieval ao Mundo Moderno possibilitou a apresentação de trabalhos dos alunos marcados por muito talento e dedicação. Os livros, clássicos da literatura mundial, produzidos neste contexto histórico e trabalhados pelos grupos da TEIA foram:
  • A Divina Comédia, de Dante Alighieri
  • Decameron, de Giovanni Boccaccio
  • Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã
  • Utopia, de Thomas Morus
  • Romeu e Julieta e Hamlet, de William Shakespeare
  • Dom Quixote, de Miguel de Cervantes
  • Os Lusíadas, de Luis de Camões
Veja mais fotos deste evento:


Parabéns a todos que participaram deste rico momento de expressão artística e construção de conhecimento!!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Aula de campo - Visita à Empresa: DANONE.


Os discentes da EEEP Edson Queiroz do curso de Agroindústria participaram de uma palestra no SESI do município de Maracanaú, ministrada pelos dirigentes da empresa DANONE. No local onde foi realizado o evento, a empresa está construindo uma fábrica voltada para produção e o consumo de laticínios e o desenvolvimento da agropecuária no Estado do Ceará.
A DANONE junto com o SEBRAE está financiando excelentes projetos, que beneficiarão agropecuaristas das regiões próximas que trabalham com esse tipo de atividade e, desta forma, tornar o Estado do Ceará um dos maiores produtores de leite no Brasil.
Todo o evento foi de grande valia para os estudantes, pois estes conheceram a realidade do ambiente corporativo de uma das maiores empresas do Brasil, em seu setor de produção.
A visita foi acompanhada pelos Professores: Aldemir(Sociologia) , Cosma (Geografia) e Gabriele (Técnica do Curso de Agroindústria).

Meu Memorial, Minha História de Vida

O projeto “Meu Memorial, Minha História de Vida” que prevê o conhecimento da própria história do aluno e sua conscientização como ator do processo histórico e social no qual está inserido, foi desenvolvido também em 2010, com as novas turmas de 1º ano.
A partir do conhecimento e reflexão sobre suas experiências, emoções e realidade os alunos trabalharam sua auto- estima, o pensar sobre suas vivências e assim construíram novos olhares sobre a compreensão de processos históricos mais amplos. Na culminância do projeto que ocorreu no dia do “I Fórum da Juventude da EEEPEQ” foi realizada uma exposição dos memoriais das turmas de Turismo, Enfermagem, Informática e Agroindústria e contamos ainda com um painel “Memorial dos Educadores”.
Parabéns a todos que de forma tão bela produziram estes trabalhos e colaboraram assim para abrilhantar este rico momento na EEEPEQ.

Veja mais fotos deste evento: