quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Uma das atividades da disciplina de “Temáticas, Práticas e Vivências” (TPV) no meŝ de agosto foi a realização de uma Pesquisa em Campo com os alunos do curso de Turismo, orientados pelos professores Cláudio, Sabrina e Rubens.

A temática abordada foi a “Infra-Estrutura Urbana de Recepção ao Turista no Centro de Cascavel” e nesta perspectiva os estudantes puderam fazer in locu um levantamento de dados, entrevistas e captação de imagens. Com este material será elaborado posteriormente por cada grupo um relatório com os problemas e potencialidades quanto à destinação turística, presentes nesta área de nosso município atualmente.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

I Colóquio “Sintonizados no Enem”

No último sábado letivo, realizado dia 14 de agosto de 2010, promovemos o I Colóquio “Sintonizados no ENEM” com atividades diversificadas e Seminário Preparatório ao Novo Exame Nacional do Ensino Médio – 2010. Contando com uma rica programação este dia foi marcado por intensos debates acerca da importância atual do ENEM no contexto educacional brasileiro e ações que puderam esclarecer possíveis dúvidas e comentar o novo formato do exame.

O Enem é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil que é utilizada como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. Posteriormente, o ENEM começou a ser utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos) Os resultados do Enem são utilizados entre outras funções para orientar as políticas educacionais do Brasil relacionadas ao Ensino Médio.

Programação:
Abaixo, disponibilizamos para visualização, o slide "Fundamentos Novo Enem/ProUni/SISU", apresentado no evento pelas Professoras: Sabrina e Hérica.


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dia do Estudante

A celebração do Dia do Estudante deste ano, na EEEP Edson Queiroz, aconteceu na ultima sexta-feira, dia 13 de agosto. A proposta da Escola, foi utilizar o esporte e gincanas culturais, como meio para contribuir mais e democraticamente para o envolvimento dos estudantes com a escola.

Confira abaixo a programação:




Manhã

1º Momento: 07:10
Alunos e professores em sala para freqüência

2º Momento: 07:15
Competição esportiva: jogos frios e torneio de Futsal Masculino e Feminino

Tarde

3º Momento: Praça de Alimentação

I – Dança – Turismo 12
II – Entrega de Certificados
III – Momento Lúdico – Equipe Rádio Educar
  • Pista de Dança – Lenildo Info 22 e Jordana Enf 12
  • Complete a Música – Fca e Jackson Info 22
  • Passa ou repassa – Vanádia Tur 22 e Regina Enf 12
  • Caça ao Tesouro – Ricardo, Fca e Lenildo Info 22.
Veja mais fotos deste evento:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reunião de Pais

No dia 12 de Agosto foi realizada na EEEP Edson Queiroz a primeira reunião de Pais deste semestre letivo, a reunião aconteceu na praça da alimentação, onde foram abordados os seguintes temas:

Apresentação dos alunos premiados com computadores no Projeto “Aprender pra Valer”, devido ao seu desempenho no SPAECE .

Apresentação dos recentes ganhos da Escola:

Laboratório de Hardware, Laboratório de Enfermagem, 3º Laboratório Educacional de Informática (LEI), Materiais esportivos (Mesa de Ping-pong, futebol de mesa, Pebolim, 10 jogos de xadrez, 10 jogos de damas, bolas de todas a modalidades), Equipamentos Musicais, mais de mil livros, 2 Televisores LCD, quadros brancos, flanelógrafos, mesas para computador e Máquina fotográfica.

Outros temas abordados na reunião foram o sucesso da Festa Junina, esclarecimentos sobre o Nivelamento e Sábados letivos, além de outros informes gerais.

Veja mais fotos deste evento:

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Seminário Latinoamericano de Rádio Educação

No dia 11 de Agosto passado os alunos Ricardo Henrique (Informática 22) e Vanádia Galvão (Turismo 22) acompanhados pelo professor LEI Leonardo Rocha, tiveram a oportunidade de participar do Seminário Latinoamericano de Rádio e Educação-vozes em sintonia, o evento contou com a participação de palestrantes e pesquisadores internacionais, nacionais e regionais, membros do Ministério da Educação, Universidade Federal de Pernanbuco, Universidade Federal do Ceará e ONGs Nacionais e Internacionais. Com o objetivo de promover a discussão sobre comunicação e educação por meio do rádio.


Temas geradores:

Gerais

Rádio e educação.
Rádio e mobilização social.
Rádio e desenvolvimento regional.
Rádio e infância.
Rádio e tecnologia.

Específicos

Articulação comunicação e educação nos ambientes educativos.
Sustentabilidade de projetos de comunicação e educação nos ambientes educativos.
Articulação comunicação e educação e as políticas públicas.
Articulação comunicação e educação e formação de professores.
Articulação comunicação e educação e a aproximação entre ‘novas’ e ‘velhas’ tecnologias.
Articulação comunicação e educação e os referenciais curriculares.
Articulação comunicação e educação e o desenvolvimento comunitário.
Articulação comunicação e educação como estratégia de educação integra.

Veja mais fotos deste evento:


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Visita à Feira das Profissões 2010

A UFC realizou, de 04 a 06 de agosto, na Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici, a Feira das Profissões 2010. A exemplo do ano passado, os alunos da EEEP Edson Queiroz estiveram presentes neste evento, que é uma oportunidade para os nossos estudantes conhecerem os diversos cursos oferecidos pela UFC, em estandes produzidos por universitários dos próprios cursos.

Na oportunidade, os alunos puderam conversar com universitários que estiveram à sua disposição para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas.

O evento tem como objetivo, informar, com linguagem acessível, ao público em geral, informações sobre cada curso, o perfil do profissional formado, o que ele estuda e qual a sua área de atuação no sociedade.Assim, o pré-vestibulando terá mais uma ferramenta que o auxiliará na tomada de decisão da carreira a ser seguida.

"Em mais um ano, a Feira das Profissões abalou, com sua estrutura nos proporcionando uma escolha consciente para uma carreira profissional de sucesso.
A feira nos deu a oportunidade de conhecer melhor cada curso, optando pelo que mais lhe identifica. Conhecemos cursos como: Geologia, Ciências Biológicas e a, tão concorrida, Medicina, Estilismo e Moda, Educação Física, entre outras.
Tem como objetivo preparar melhor os estudantes, esclarecendo assim todas as suas dúvidas, tendo o intuito de incentivar, de nunca desistir de seus objetivos, por mais difícil que seja."
Alunos: Ana Karolyne, Tamires, Larissa,
Sabrina, Luan e Nailane
(Enfermagem 2º Ano)

Veja mais fotos deste evento:

Visita à Feira do Empreendedor 2010

No dia 06/08 os alunos da E.E.E.P Edson Queiroz, dos cursos Técnicos de Turismo e Agroindustria, participaram da Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções de Fortaleza. Os alunos participaram de palestras sobre assuntos específicos de cada área, bem como, tiveram acesso as exposições de livros e produtos voltados aos futuros empreendedores, onde nesse momento eles ganharam e compraram livros de iniciação para como montar o seu próprio negócio. Durante o evento foram entregues aos interessados em contribuir para uma melhor qualidade de vida, mudas de alguns tipos de plantas: pitanga, acerola e cajueiro. E claro! Nós também participamos dessa idéia.


"Gostei muito de participar da Feira do Empreendedor,especialmente da palestra por que me ajudou a adiquir mais conhecimentos na matéria técnica que estamos estudando que é marketing turístico."
Daniele Bessa (Tuismo 22)




"A feira estava simplesmente impecável do início ao fim,sei que aproveitei o máximo que pude, mas não foi o suficiente infelizmente, pois o tempo era curto.É foi tudo maravilhoso e concerteza quero ir novamente!"
Yvo Henrique (Agroindústria 22)



"Gostei muito da oportunidade de ter ido a feira do empreendedor por duas coisas para minha educação e minha vida profissional. Adquiri conhecimentos na área de informática e com isso eu posso crescer intelectualmente dentro do meu curso, e assim abri novos horizontes e me torna um excelente pofissional."
Carlos Amorim (Agroindústria 12)