terça-feira, 24 de maio de 2011

I Mostra de Arte e Cultura Estrangeira

O projeto I Mostra de Arte e Cultura Estrangeira que ocorreu dia 23 de maio de 2011, sob orientação dos professores Elisângela Barreto (1º ano - danças), Francisca Sousa (2º ano - gastronomia) e Rubens Barbosa (3º ano - música), se caracterizou como uma abordagem interdisciplinar, envolvendo o ensino de língua estrangeira e artes. Foi uma brilhante atividade artística onde se compartilhou conhecimentos sobre aspectos relevantes da cultura estrangeira, tal como música, dança, arte e gastronomia de países que têm o espanhol ou inglês como língua oficial. Parabenizamos aos alunos pelo esforço e excelente desempenho no desenvolvimento dos trabalhos. Agradecemos aos alunos e professores das escolas Benigna Pacheco, CEM e Júlia de Melo e aos demais que vieram apreciar este trabalho.

Segue mais fotos deste evento:

Planetário Rubens de Azevedo

Alunos das turmas de primeiro ano da EEEP Edson Queiroz visitaram no dia 17 de maio o Planetário Rubens de Azevedo. Esta atividade acrescenta mais uma abordagem sobre a astronomia, motivada pela olimpíada nacional OBA, da qual nossa escola participou. Projeções do espaço em alta tecnologia, capazes de tirara o fôlego, para aprender com muita emoção! Os 150 alunos, acompanhados por 7 professores realizaram esta aula de campo no Centro Cultural Dragão do Mar, em nossa capital, Fortaleza.

Segue abaixo mais fotos deste evento:




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia das Mães na EEEP Edson Queiroz

No último dia 13 de maio, a Escola Profissional Edson Queiroz fez sua homenagem às mães. Constou de uma sessão lítero-musical organizada pelos professores com a participação de alguns estudantes dos diversos cursos. Pontualmente às 17h, as mães foram recepcionadas pelos alunos do curso de turismo e as homenagens iniciaram com um tango dançado por estudantes do curso de Eventos. Em seguida, a Diretora Prof. Fábia Napoleão saudou às mães e emocionou ao falar dos 499 filhos que moram em seu coração. O Grupo de Teatro Arenga (da Escola) trouxe alegria ao apresentar a comédia “ O Sertão virou de pernas pro ar quando a tecnologia chegou lá”. A Banda da escola encantou a todos interpretando canções como Dona, Esperando na Janela, Paciência e comemorando também um ano de existência do grupo musical. O aluno Bruno Mariano escreveu o poema “Cordel Encantado às Mães” que foi recitado pelo estudante Gabriel, mais uma vez levando algumas mães às lágrimas. O coral da escola, sob o comando da professora Elisangela Barreto, arrepiou cantando Bicho de Sete Cabeças. Encerrando as homenagens dos estudantes, foi dançado um tango, desta vez com alunos do curso de Enfermagem do 1º Ano. As mães professoras e funcionárias da escola prepararam um vídeo para as mães de alunos e haja emoção. No encerramento, cada mãe presente recebeu uma bolsa de lembrança com os dizeres: “Mãe, quem ama cuida”. Um coquetel para as mais de 500 pessoas presentes fechou as homenagens deste dia tão especial.

Segue mais fotos deste evento:

I Mostra da Arte e Cultura Estrageira

A EEEP Edson Queiroz Apresenta:

Grupo de Teatro Arenga

No dia 29 de Abril de 2011, no auditório da EEEP Edson Queiroz, os alunos Keverson Rocha (Enfermagem 1º ano), Andressa Tomaz, Carlos Miguel, Matheus Costa (Eventos 1º ano), Hyrla dos Anjos Janete Silva, Valdilene Monteiro (Enfermagem 2º ano) e Jocilene Costa (Informática 1º ano) fizeram a estreia do Grupo de Teatro Arenga, com a apresentação da peça "O sertão virou de pernas pro ar quando a tecnologia chegou por lá". Sob a direção da professora de Artes Elisângela Barreto, o grupo apresentou o divertido texto que trata das relações amorosas nos tempos da Internet. O evento foi prestigiado por um grande número de alunos da escola e foi mais uma forma de mostrar os vários talentos que a EEEP Edson Queiroz tem.

Segue mais fotos deste evento:


terça-feira, 17 de maio de 2011

Estágio do curso de Turismo

Como ação de Estágio do curso de Turismo 3º ano da EEEP Edson Queiroz neste sábado estiveram presentes as alunas Ana Claudiana, Fca Regislane e Flávia Alves acompanhadas da Diretora de Turma Prof. Sabrina Nepomuceno e do Coordenador de Curso e Professor Técnico Nilton Gonçalves ao lançamento das obras “Cascavel – Retalhos de Sua História” e “Feira de São Bento de Cascavel do Ceará” ocorrido na Biblioteca Pública Municipal. Esta foi mais uma oportunidade de aliar conhecimentos adquiridos em sala de aula às vivências práticas que enriquecem a aprendizagem de nossos educandos em formação e próximos de seu término de curso.

Cascavel: Lugares de Memória e Espaços de Lazer

A aprendizagem acerca da história local, o olhar sobre a atual infra-estrutura urbana e a proposta de uma atividade física (a caminhada) pelas ruas de Cascavel são focos do projeto de Educação Patrimonial “Lugares de Memória, Espaços de Lazer”, um trabalho de abordagem interdisciplinar desenvolvido em mais uma edição na EEEP Edson Queiroz.

Esta ação orientada pela professora de História Sabrina Nepomuceno, com a colaboração dos professores de Geografia, Clodoaldo Uchôa e Educação Física Edson Santana, pôde promover a aproximação do aluno com estas respectivas disciplinas, a conscientização sobre a preservação do patrimônio histórico da cidade e o fortalecimento do sentimento de pertença e auto-estima. Promovendo visitas orientadas a locais históricos do município, tendo como responsáveis pela apresentação e sensibilização os monitores de Ciências Humanas, buscou-se na oportunidade desenvolver uma metodologia de ensino dinamizadora da construção de conhecimentos e que produz bons resultados como a ampliação do saber histórico, cultural e turístico através de visitações a pontos representativos da história de Cascavel.

Buscando esta nova forma de adequar o processo ensino-aprendizagem, aproximando a pesquisa histórica da realidade vivenciada por nossos alunos, estimulou-se assim a apropriação e o uso, pelos alunos, do Patrimônio Cultural que nossa cidade detém e pelo qual também são co-responsáveis. Para tornar a atividade ainda mais lúdica e prazerosa contamos com os alunos do curso de Turismo 3º ano contribuindo como animadores do percurso e mais uma vez com o deslocamento via “school bus” despertando assim a curiosidade e atenção para esta ação no município de Cascavel.




Segue mais fotos deste evento:

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Lançamento de foguetes

A EEEP Edson Queiroz participa, no mês de maio, da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Evento de caráter pedagógico envolvendo cerca de 784.390 alunos de 9.149 escolas e a colaboração de 68.481 professores de escolas públicas ou privadas, conforme relatório disponível no site oficial da OBA (www.oba.org.br). Constitui parte das atividades desta olimpíada, a realização da OBFOG (Olimpíada Brasileira de Foguetes), onde os alunos tem oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o funcionamento de foguetes, através da montagem com garrafa pet e a aplicação dos conceitos, abordados em classe, após a experiência de montagem e lançamento do seu próprio foguete. Os 180 alunos dos primeiros anos do ensino médio realizaram esta prática, culminando nos dias 3 e 5 de maio de 2011, com lançamentos realizados no módulo esportivo de Cascavel.

Ver seus próprios foguetes atingirem distancias de até 70 metros, no alcance horizontal, produz uma sensação toda especial de muita empolgação e alegria, em viver o aprendizado de forma tão envolvente e divertida.

“A Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA.

Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.”

(“O que é a OBFOG”: http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&pag=conteudo&idconteudo=586&idcat=29&subcat=)

Segue mais fotos deste evento: