quarta-feira, 27 de março de 2013

Celebração da Páscoa na Escola - 2013

A páscoa é uma festa que possui três significados:
- No cristianismo, a páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus.
- Para os judeus, a páscoa celebra o fim da escravidão dos hebreus no Egito.
- Para os grupos pastoris de antigamente, a páscoa era a festa que invocava a proteção de Deus durante a travessia de Canaã para a região das planícies mais férteis.



Hoje, dia 27 de março, acontecerá no pátio da EEEP Edson Queiroz a Celebração da Páscoa de 2013, que terá início às 15:55h, conduzido pelo Coordenador da EEEP Edson Queiroz Prof. Dráulio Custódio. Dando sequência, iremos prestigiar a apresentação do Grupo Geração da Paz com a arte: "O Deus que mora em Nós".

Assistiremos ainda a interpretação das músicas "A Ceia" e "Conquistanto o impossível" pelos alunos Clara Ohana da turma de Enfermagem 2º ano e Rogério da turma de Eventos 3º ano

A programação finalizará com A Ceia, neste os alunos estarão sentados em círculos com mesa posta para a ceia ao som musical da música "A Paz".


sexta-feira, 22 de março de 2013

5º Momento Cívico - Visita da EEEP Pedro de Queiroz Lima



A quinta edição do momento cívico, do dia 22 deste mês, teve a inteira participação da Escola Estadual de Ensino Profissional Pedro de Queiroz Lima (Beberibe) que trouxe além da exposição com as "Personalidades brasileiras que fizeram e ainda fazem história no Brasil", a apresentação da banda da escola.

Inicialmente, todos presentes, alunos e docentes das escolas, assitiram a fala da diretora da EEEP Edson Queiroz Profa. Fábia Napoleão e do diretor da EEEP Pedro de Queiroz Lima prof. Webster Belmino. Em seguida, houve a bela apresentação da escola de Beberibe, com encenação, música e dança. Os alunos desta instituição trouxe muito humor e diversão para nossa instituição. Estão todos de parabéns!

Diretora da EEEP Edson Queiroz Profa. Fábia Napoleão
Diretor da EEEP Pedro de Queiroz Lima Prof. Webster Belmino
 
Encenação e rimas - EEEP Pedro de Queiroz Lima
Dança - EEEP Pedro de Queiroz Lima
Banda - EEEP Pedro de Queiroz Lima
 Segue mais imagens



 
 


quinta-feira, 21 de março de 2013

Seminário Turismo e Meio Ambiente em Cascavel - CE

A EEEP Edson Queiroz promoveu o Seminário Turismo e Meio Ambiente em Cascavel - CE. Os alunos do Curso Técnico em Eventos da EEEP Edson Queiroz em Cascavel, realizaram no dia 21 de março de 2012 (quinta-feira) o Seminário Turismo e Meio Ambiente em Cascavel - CE, com o tema: Planos, programas e projetos do órgão público municipal para o turismo de Cascavel. A ação faz parte das atividades avaliativas das disciplinas técnicas e tem a orientação do professor coordenador de curso Sandro Teixeira.

 O município de Cascavel, na região metropolitana de Fortaleza, apresenta-se como um dos lugares turísticos com grandes potencialidades para o desenvolvimento da atividade, no entanto, o que se observa é a exploração ineficaz da atividade por não elaborar políticas públicas que dinamize e desenvolva a atividade, utilizando de maneira sustentável os recursos naturais e culturais existentes.
 


Percebe-se algumas ações isoladas da iniciativa privada, que por falta do apoio institucional dos órgãos de planejamento, execução e fomento da atividade, acaba de forma restrita e beneficiando a poucos.


O município vive, hoje, o início de uma nova gestão, com programas de governo que, de acordo com seus representantes, contempla todas as áreas econômicas e sociais, com ênfase ao setor turístico.


O presente seminário justifica-se, portanto, por apresentar aos estudantes dos cursos do eixo turismo e hospitalidade da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, as políticas públicas que visam desenvolver a atividade turística e suas segmentações no município de Cascavel e de que forma o estudante técnico pode inserir-se nestas ações de forma a desenvolver suas habilidades e competências para o exercício da profissão.

 
O evento teve como objetivos: aproximar a gestão pública municipal para o turismo da educação profissional e proporcionar aos estudantes dos cursos Técnico em Eventos, Hospedagem e Turismo uma oportunidade de conhecer as políticas públicas para o desenvolvimento da atividade turística no município de Cascavel, Aproximar mercado de trabalho a formação técnica na área do turismo e hospitalidade e Integrar os alunos dos cursos de Turismo, Eventos e Hospedagem.

Assista a mais fotos


sábado, 16 de março de 2013

Colação de Grau


A EEEP Edson Queiroz teve a oportunidade de comemorar com muita alegria e descontração a Colação de Grau da turma de 2012. Alunos das turmas de Turismo, Enfermagem, Informática e Agroindústria conquistaram o almejado sonho de receber seus diplomas de Técnico para então entrar no mercado de trabalho, contaram com a presença de pais parentes e amigos durante este momento único. Ouve total cobertura da impressa local através da TV da Gente, contou-se com a presença de cidadãos ilustres da cidade de Cascavel e do Estado do Ceará, tais como o Secretário de Educação de Cascavel, o professor Paulo Alexandre coordenador da 9ª CREDE juntamente com sua equipe, diretores e professores da Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão de Pacajus e Pedro de Queiroz Lima de Beberibe, como também professores e funcionários de outras escolas estaduais e municipais da região. O Cerimonial do evento foi conduzido pelo professor Dráulio Custódio, que o fez com simpatia e zelo.

Prof. Dráulio Custódio - Coordenador da EEEP Edson Queiroz
Formandos 2012
Equipe da 9ª CREDE - Horizonte
Discurso Discente - Aluno Raul Moraes
Discurso Docente - Prof. Rubens Barbosa
Discurso da Diretora da Escola - Profa. Fábia Napoleão


Discurso do Coordenador da 9ª CREDE - Prof. Paulo Alexandre
Apresentação da banda da escola
O baile de formatura aconteceu acompanhado de banda ao vivo. Cada formando teve a oportunidade de aproveitar o espaço para fotos e para confraternizar-se com seus familiares e colegas.
 

O evento ocorreu como esperado, no tempo certo e com a certeza de um trabalho em equipe entre escola, alunos e pais, que culminou com a felicidade de visualizar jovens técnicos recém-formados descobrindo a oportunidade de galgar mais da vida a partir de agora.

Assista a demais fotos



quinta-feira, 14 de março de 2013

4º Momento Cívico


O 4º Momento Cívico, 14 de março, foi de luto. Devido ao falecimento do querido amigo e profissional Prof. Marcone Reis,  um grande ícone no ensino de Cascavel-CE. A EEEP Edson Queiroz vem por meio dessa mensagem mostrar seu profundo sentimento pelo ocorrido. Infelizmente nem tudo acontece como imaginamos, mas Deus sabe o que faz. O momento foi levado de muita emoção, e serviu para todos, alunos e docentes, a aproveitarmos melhor a vida, além de deixar bons ensinamentos.

Palestra - Engenheira de Alimentos Larissa Alves



Hoje, dia 14 de março de 2013, tivemos mais uma palestra ministrada pela Engenheira de Alimentos Larissa Alves Bezerra, Líder da Qualidade na empresa Sucos do Brasil (Jandaia) e estudante do MBA no Curso de Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção, no IPOG. Nós que fazemos parte do Curso Técnico em Agroindústria da EEEP Edson Queiroz, ficamos imensamente feliz com esse momento, pois os alunos de 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado em Agroindústria debateram com a palestrante sobre a atuação deles no mundo do trabalho e a “utilização das ferramentas de qualidade numa indústria de bebidas”, tema da palestra. O momento contou com a presença das professoras técnicas, Francisca Liane da Costa Lemos (Engenheira de Alimentos  e Coordenadora do Curso Técnico em Agroindústria), Renata de Almeida Freitas (Engenheira de Alimentos e Professora- Orientadora) e Eliene Damascena Silva Leão (Tecnóloga de Alimentos e Professora- Orientadora). 






sexta-feira, 8 de março de 2013

Aula Prática de Densidade do Leite - Agroindústria 3º ano


Os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agroindústria participaram nos dias 01 e 08 de Março do ano de 2013 (2 dias para atender aos 34 alunos) de uma aula prática de análise da densidade do leite bovino, no Laboratório de Química da EEEP Edson Queiroz. A aula, ministrada pela professora técnica e Engenheira de Alimentos, Francisca Liane da Costa Lemos, teve como objetivo verificar em algumas amostras de leite a quantidade de água existente nas mesmas, através da sua densidade.

Segue as imagens

Dia Internacional da Mulher

Hoje, às 11:45 da manhã no pátio da EEEP Edson Queiroz, teremos o Momento Cívico Especial!

 

Segue abaixo as fotos do evento.



 

quarta-feira, 6 de março de 2013

Palestra - Atuação no Mercado de Trabalho do Curso Técnico em Agroindústria


Nós que fazemos parte do Curso Técnico em Agroindústria da EEEP Edson Queiroz, estamos promovendo  um ciclo de palestras focando os alunos do 3º ano para debater, com os palestrantes, sobre a atuação deles no mundo do trabalho. 

Engenheira de Alimentos Gabriela Pinheiro
No dia 06 de Março de 2013, tivemos uma palestra com a Engenheira de Alimentos, formada pela Universidade Federal do Ceará, Francisca Gabriela Pinheiro de Lima, que é auditora de qualidade da rede de supermercado Walmart em algumas capitais e cidades do Nordeste, além de estar terminando a especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará. 


A palestra focou a segurança alimentar em supermercados e todo o trabalho que ela desenvolve nessa área, envolvendo os treinamentos, a forma de como repassar as informaçãoes para os colaboradores das empresas, de como lidar com pessoas de níveis de escolaridade inferior, etc. O momento contou com a presença das professoras técnicas, Francisca Liane da Costa Lemos (Engenheiras de Alimentos  e Coordenadora do Curso Técnico em Agroindústria) e Eliene Damascena Silva Leão (Tecnóloga de Alimentos e Professora- Orientadora).

terça-feira, 5 de março de 2013

Encontro de Integração das Turmas de Enfermagem

No dia 05 de março, durante a 4ª aula, ocorreu o Encontro de Integração das Turmas de Enfermagem e dos professores da base técnica de Enfermagem Daniele Vasconcelos, Gabriella Almeida, Sharliane Uchoa e Luiz Carlos para dialogar sobre o universo das possibilidades nessa formação.
Gabriella, Sharliane, Daniele e Luiz Carlos (esquerda para a direita)

Na ótica dos alunos que se pronunciaram, após assistirem ao vídeo motivacional dedicado a essas turmas, esse momento favoreceu à reflexão e ao interesse pela graduação na área.

Estamos, nós os professores, com a expectativa de termos atingido o objetivo da visibilidade e valorização da profissão de Enfermagem e entre os aspirantes da mesma.

Assista ao vídeo motivacional abaixo.



Projeto: Renascimento em Cena

Os alunos de 2º da EEEP Edson Queiroz desenvolveram dentre as atividades de Ciências Humanas neste bimestre, a junção de teatro e literatura renascentista na apresentação das diversas equipes dos cursos de Hospedagem, Enfermagem, Redes de Computadores e Agroindústria.

O projeto “RENASCIMENTO EM CENA”, coordenado pelos professores Sabrina Barros, Cláudio César e Juliana Matias abordou o conteúdo curricular referente ao “Renascimento Cultural e Artístico” ocorrido na transição do Mundo Medieval ao Mundo Moderno e possibilitou a apresentação de trabalhos dos alunos que estiveram marcados por muito talento e dedicação. Os livros, clássicos da literatura mundial, produzidos neste contexto histórico e trabalhados pelos grupos da TEIA foram:
  • A Divina Comédia, de Dante Alighieri
  • Decameron, de Giovanni Boccaccio
  • Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdã
  • Utopia, de Thomas Morus
  • Romeu e Julieta, Rei Lear e Hamlet, de William Shakespeare
  • Dom Quixote, de Miguel de Cervantes
  • Os Lusíadas, de Luis de Camões
  • O Príncipe, de Nicolau Maquiavel
 
 
Veja mais fotos deste evento:



Parabéns a todos que participaram deste rico momento de expressão artística e construção de conhecimento!!!