sexta-feira, 31 de maio de 2013

Projeto Dia da Matemática 2013

Nesta sexta-feira, 31 de maio de 2013, foi apresentado na escola o Projeto Dia da Matemática. O objetivo era de celebrar o Dia Nacional da Matemática, comemorada em 06 de maio, mas como também, servir para que os alunos da nossa escola se empenha-se em diversas atividades propostas pelo projeto, aprendendo e compartilhando ainda mais conhecimento a cerca da Matemática.

Dentre as atividades, tivemos pela manhã a abertura com o canto do Hino Nacional e do Estado do Ceará, seguido pela apresentação do Poema Millor Fernandes encenada pelos alunos Yevênna Martins e Pedro Paulo da turma de Turismo 1º ano. Ainda pela manhã, tivemos as apresentações dos Teatros no auditório e os Jogos de Matemática na quadra poliesportiva. Pela tarde, seguiu-se as apresentações no auditório e as Oficinas dos 3º anos nas salas de aula. Necessário destacar que todas as atividades foram avaliadas pelos professores da escola, participando e interagindo com os alunos.

Jogos:

O evento foi um sucesso! E foi de grande importância para o desenvolvimento intelectual dos alunos, graças ao empenho de todos os envolvidos, em especial os professores de matemática Talita Machado, Fábio Demétrio e Dayane Nogueira que coordenaram o projeto do início ao fim.

Oficinas:

Teatro:


Veja abaixo todas as fotos do evento



quarta-feira, 29 de maio de 2013

Projeto de Ciências Humanas - Panacéia: entre mitos e ritos

A necessidade que os indivíduos tiveram antigamente em saber suas origens, e as dificuldades que muitas civilizações tiveram em desenvolver suas formas de conhecimento, nos influência a conhecê-los para sermos capazes de superar todas as dificuldades que regem em nossa realidade e ao mesmo tempo guiar a civilização atual por meio da razão, para isso acontecer é necessário conhecermos as formas que os gregos antigos tinham para explicar a realidade, sem todo esse desenvolvimento científico e tecnológico que temos atualmente, ou seja, precisamos conhecer os mitos. A mitologia parte das histórias que os poetas rapsodos contavam ao povo, para assim suprir a necessidade da população antiga em saber as suas origens e as origens dos fenômenos. Atualmente, todos nós temos necessidades de conhecer o desconhecido, para se desenvolver não somente como intelectual, mas também como humanos.


Tivemos diversos objetivos, nos quais se destacaram: Cativar os alunos a conhecer a cultura grega antiga, para assim obterem a noção real das primeiras explicações dos fenômenos; Desenvolver o senso crítico nos alunos no sentido de questionar as formas lógico argumentativas utilizadas para essas explicações; Desenvolver o conhecimento no que diz respeito ao tempo histórico e social objetivando as formas que os indivíduos tinham para conhecer; Sensibilizar e influenciar os alunos a beber da riqueza de conhecimentos e culturas que foi iniciada pelos gregos antigos.


Primeiramente ocorreu a organização e divisão das temáticas (mitos gregos) entre as equipes, foram utilizado os grupos produtivos, posteriormente as equipes se utilizaram das artes dramáticas com o intuito de expor a mitologia grega. Obrigatoriamente, todas as equipes motaram um roteiro de acordo com o mito recebido, e executaram em forma de dramatização, em seguida todos os grupos apresentaram um seminário justificando a sua dramatização fazendo ligação da cultura grega antiga com a realidade atual.


As turmas envolvidas foram os primeiros anos pela afinidade com os conteúdos afins, ou seja, pelo bom desenvolvimento do conteúdo na série em ciências humanas. As notas valerão para as ciências humanas e artes. Todos os trabalhos foram realizados no auditório por ser o local mais adequado para o tipo de atividade realizada. Vale destacar mais uma vez a dedicação dos alunos e dos professores Cláudio Cesar, Edicleison Freitas e Juliana Matias no sucesso das apresentações.


Atividades Realizadas
  • Equipe 01: Responsável por realizar a dramatização do mito de Prometeu.
  • Equipe 02: Responsável por realizar a dramatização do mito de Teseu e o Minotauro.
  • Equipe 03: Responsável por realizar a dramatização do mito de Édipo
  • Equipe 04: Responsável por realizar a dramatização d'O mito Narciso.
  • Equipe 05: Responsável por realizar a dramatização do mito de Eros e Psiquê.
  • Equipe 06: Responsável por realizar a dramatização d'O mito da Caverna.
Cronograma
  • Dia 27/05/2013 – Turismo – 1º Ano (aulas 1 e 2)
  • Dia 27/05/2013 – Informática – 1º Ano (aulas 3 e 4)
  • Dia 28/05/2013 – Enfermagem – 1º Ano (aulas 8 e 9)
  • Dia 29/05/2013 – Agronegócio – 1º Ano (aulas 3 e 4)

Veja abaixo mais fotos


Formação COM-VIDA


Durante a manhã de quarta-feira, dia  29, 15 alunos dos cursos de 1º e 2º ano participaram da Formação da COM-VIDA na EEEP Edson Querioz, contando com a presença dos professores do Eixo de Ciências da Natureza e Matemática, do Coordenador Dráulio Custódio e da Diretora Fábia Napoleão. O aluno Alan do 2º Ano Redes e o Professor Gilberto do LEI conduziram o evento. Houveram momentos de reflexão diante de alguns vídeos mostrados e de fomentação de idéias através da apresentação da perspectiva de ação da COM-VIDA na escola e da criação da Agenda 21 da escola. Através do Facebook da escola foi criado o grupo COM-VIDA do Edson para uma melhor interação do grupo com o alunado. A partir desse encontro ficou estabelecido que as quartas-feira ao meio de dia o grupo irá se encontrar periodicamente, para as discussões e divisões de ação necessárias ao grupo.







Veja mais fotos




Dia do Desafio


Com um conceito simples, o Dia do Desafio tem como objetivo estimular a prática de atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física por - no mínimo - 15 minutos consecutivos. A partir disso, é esperado que a prática diária de exercícios se torne um hábito permanente na vida da população. E dessa forma, a famíla EEEP Edson Queiroz não pode ficar de fora, e faz sua participação com mérito e muita descontração.



Segue mais fotos


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Projeto de Ciências Humanas – Ética: ter ou não ter, eis a discussão.

A ética contribui na formação do ser humano que deseja viver de forma autônoma e moral, e é de fundamental importância para os jovens que estão no estágio de finalização da construção de sua identidade moral, processo nem sempre objeto de atuação adequada das famílias e da comunidade. A educação ética como autentico comportamento moral, supõe uma dimensão pessoal e critica das normas recebidas, não podemos nos desviar das condutas morais para não cairmos no individualismo, pois quando o sujeito se esquece de que o outro , por mais diferente que seja, é um outro eu, igualmente digno de respeito, as consequências de nossas ações podem ser inapropriadas a vida em sociedade.

Por este motivo a EEEP Edson Queiroz realizou entre os dias 22 à 27 de maio de 2013 o projeto de Ciências Humanas - Ética: ter ou não ter, eis a discussão coordenado pelo professores Cláudio Simplício, Edicleison Freitas e Juliana Matias.

Tinham como objetivo a conceituação e construção do sujeito moral e da liberdade, o desenvolver noções importantes sobre os valores que regem nossas vidas, entender a ética ligada a vida pública e na conduta política, compreender as várias dimensões da ética e do poder e dar maior enfase a ética, unindo o conhecer ao fazer. (teoria e prática).


Primeiramente, a organização e divisão das temáticas entre as equipes, foram utilizados os grupos produtivos, posteriormente as equipes se utilizaram das artes dramáticas para demonstrar suas posições éticas diante de uma situação problema previamente discutida e acertada entre os grupos. Todas as equipes, obrigatoriamente, utilizaram de uma dramatização, em seguida os grupos apresentaram um seminário para explicar as posições tomadas pelo grupo na apresentação do teatro, ressaltando a importância de valores como respeito, solidariedade, amizade, etc.


As turmas envolvidas foram apenas os segundos anos por melhor contemplarem os conteúdos afins, ou seja, desenvolvidos nas ciências humanas, sendo que, as notas valerão para as ciências humanas e artes.
Todos os trabalhos foram realizados no auditório por ser o local mais adequado ao tipo de trabalho realizado.


Cronograma
  • Dia 22/05/2013 – Redes de Computadores - 2º ano
  • Dia 23/05/2013 – Agroindústria – 2º ano
  • Dia 24/05/2013 – Enfermagem – 2º ano
  • Dia 27/05/2013 – Hospedagem - 2º ano
Veja abaixo, mais fotos.

Palestra para o 1º ano do Curso Técnico em Agronegócio


"O Curso Técnico em Agronegócio está focado na discussão de alternativas inovadoras de negócio no espaço rural e aplicação da gestão nas cadeias produtivas. O profissional tem como responsabilidade identificar os segmentos das cadeias produtivas do setor agropecuário, avaliar custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços, idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio, auxiliar a organização e execução de atividades de gestão do negócio rural, dentre outras. Sendo assim, no dia 27 de maio de 2013, tivemos uma explanação com o professor-coordenador do Curso Técnico em Agronegócio da EEEP Pedro de Queiroz, o mestre Felipe Muniz, que relatou de todo o potencial que deverá ter um profissional da área, além do potencial do agronegócio a nível de região, estado e país. Essa palestra foi ministrada para os alunos do 1º ano do Curso Ténico em Agronegócio da nossa escola (EEEP Edson Queiroz) que se diziam ainda muito preconceituosos com o curso, ficando, de agora por diante com uma visão de conhecimento sobre o curso em que estão e suas diversas áreas de atuação. Ainda contamos com a presença do doutorando na área da Engenharia Agrícola, o Sr. Mário, da Universidade Federal do Ceará, convidado pelo nosso palestrante. Além da presença do então professor e diretor de turma, Eryck Dieb e a professora e coordenadora do Curso Técnico em Agroindústria, Liane Lemos."


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Inscreva-se ENEM 2013


Inscreva-se AQUI!