sábado, 28 de março de 2015

Projeto Patrimônio Histórico e Meio Ambiente Natural na Trilha Ecológica Mário Uchôa (Cascavel-CE)

A educação ambiental é o primeiro passo que deve ser dado afim de que uma sociedade comece a entender a importância de preservar sua história e suas riquezas naturais. De acordo com o projeto de Patrimônio Histórico e Meio Ambiente Natural de Cascavel foram realizadas nos dias 19, 25 e 28 de março aulas em campo com as turmas de 2º ano do curso Técnico em Informática, Agroindústria e Enfermagem para a Trilha Ecológica Mário Uchôa. A Aula teve o guiamento dos alunos do curso técnico em Guia de Turismo, os quais foram os primeiros a visitar a trilha, com o objetivo de compreender as relações entre o homem e o meio ambiente através do poder da percepção ambiental.

Objetivos
  • Realizar pesquisas com os alunos para a percepção através da Educação Ambiental.
  • Sensibilizar os visitantes da trilha para uma formação de consciência ambiental crítica, 
  • Entender os objetivos de se implantar mais energia do tipo alternativa, seus pontos positivos e negativos. 
  • Compreender a relação do homem com as diversas paisagens do meio ambiente natural de Cascavel;
Pontos Visitados
  • Laboratório de rochas; 
  • Engenho 
  • Mata de tabuleiro 
  • Relevo: Tabuleiros costeiros, Planície de inundação, planície flúvio-marinha, Dunas Fixas e móveis.













____________________________________________________________
Postado por:
Ricardo A. B. de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

quarta-feira, 18 de março de 2015

Momento Cidadania - Solo Número Um (GATEQ)

O momento cidadania desta semana contou com a participação do Professor Rubens Barbosa, convidando os alunos para o tradicional passeio para o Beach Park, que acontecerá no mês de Junho, os alunos poderão procurar o Coordenador Edson Santana para maiores informações.
O momento também proporcionou mais uma bela apresentação Solo Número Um do GATEQ com a aluna Dayane Ramires do 3º ano de Turismo.
Ao final, a professora Carine Bessa, coordenadora da escola, fez sua apresentação oficial para os alunos de 1º e 2º anos e reiterou sua disponibilidade para atuar com todas as turmas, dando ênfase para o 3º anos, dos quais ela é responsável por acompanhar o desenvolvimento técnico e o estágio dos mesmos.

Professor Rubens Barbosa

Solo Número Um - GATEQ

Solo Número Um - GATEQ

Solo Número Um - GATEQ

Professor Edicleison Freitas

Professora e Coordenadora Carine Bessa

____________________________________________________________
Postado por:
Ricardo A. B. de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

quinta-feira, 12 de março de 2015

Reunião de Pais - Estágio da Enfermagem

A EEEP Edson Queiroz convocou nesta quarta-feira (11) no auditório Rubem Alves os pais e alunos do 3º ano do curso técnico em Enfermagem, afim de falar sobre o estágio, tirando dúvidas sobre vestimenta, bolsa estágio, horários e faltas. O núcleo gestor da escola deu toda a informação necessária para que os alunos estejam preparados para o início do estágio que se inicia no mês de maio.





____________________________________________________________
Postado por:
Ricardo A. B. de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

quarta-feira, 11 de março de 2015

Campanha da Fraternidade 2015

Com o objetivo de divulgar a Campanha da Fraternidade 2015, o Padre Daniel Muniz da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e Maria Célia que é Agente Pastoral da Paróquia se fizeram presente no Momento Cidadania de hoje, evento que acontece todas as quarta-feiras na Praça de Alimentação da EEEP Edson Queiroz, com o intuito de divulgar as atividades realizadas dentro e fora da escola. Padre Muniz trouxe reflexão sobre o tema da campanha que neste ano é “Fraternidade: Igreja e Sociedade - Eu vim para servir (Mc 10,45)”, tendo como objetivo provocar um olhar mais solidário e humano entre as pessoas na intenção de eclodir em todos uma necessidade de que ajudar uns aos outros seja o propósito de nosas vidas, resultando assim numa sociedade mais coesa e forte. O evento encerrou com o canto da Oração de São Francisco por todos os alunos.


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

____________________________________________________________
Postado por:
Gilberto Pinheiro Soares
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática III)

segunda-feira, 9 de março de 2015

Homenagem ao Dia das Mulheres

Nesta segunda-feira, dia 09 de março, a turma de 2º ano do curso técnico em Enfermagem fez uma homenagem singela ao Dia das Mulheres, comemorado em nosso calendário no dia 08 de março. O momento belíssimo ocorreu na praça de alimentação às 11:30, e conteve mensagens, entrega de rosas e a interpretação da música Raridade (Anderson Freire) cantado pelas alunas.






____________________________________________________________

Postado por:
Ricardo A. B. de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

domingo, 8 de março de 2015

Celebração de Colação de Grau (Concludentes de 2014)

Para encerrar mais um ciclo, no último sábado (07) aconteceu a Celebração de Colação de Grau dos concludentes de 2014 dos cursos de Hospedagem, Enfermagem, Redes de Computadores e Agroindústria. O evento foi realizado no Clube Recreativo de Cascavel (CRC) a partir das 19 horas e contou com a presença de pais, professores e autoridades. 




"As gratidões expostas por vocês, pais, alunos e funcionário de uma escola que trabalha para um bem comum, a certeza de colher bons frutos. Parabéns a todos formados e que as novas conquistas sejam apenas mérito de vocês."
(Fábio Sousa - Professor)




"Conviver é uma atitude que precisa ser muito bem administrada, em todos os âmbitos de nossa vida. Valorizar e reconhecer o que temos de melhor é imprescindível para que sejamos grandes seres humanos. Vivemos um momento de grande alegria, que com certeza vocês professores fazem parte da trajetória até aqui percorrida. Pelas alegrias e tristezas, pela amizade e respeito, quero agradecer, não somente por ter proporcionado à ampliação dos nossos conhecimentos conteudistas, mas pela experiência de vida diária, com a qual crescemos humanisticamente ainda mais. Deus os abençoe sempre e que tenhamos a oportunidade de nos encontrar novamente."
(Letícia Moraes - Concludente)




"Fui aprender a "viver" , a "crescer" , a amadurecer de verdade na EEEP, onde aprendi ser uma pessoa melhor, uma cidadã que reconhece seus direitos e deveres, corre atrás de seus sonhos com perseverança e humildade, e não desiste nunca!"
(Victória Menezes - Concludente)




"Agora se encerra um ciclo dando lugar a um novo ciclo...Agradeço a minha familia por estar sempre me apoiando em minhas escolhas e agradeço a Escola Profissional Edson Queiroz pela a oportunidade de conhecer seres humanos tão maravilhosos"
(Adryele Gomes - Concludente) 



"Agradeço primeiramente a DEUS por essa conquista... E Obrigada a todos que fizeram parte da minha vida nessa jornada de três anos, que estiveram sempre me ajudando e me apoiando, meus pais, amigos, colegas, namorado e principalmente a Escola Profissional Edson Queiroz, da qual eu tenho orgulho de ter feito parte e de fazer parte, escola de Sucesso."
(Cyndi Oliveira - Concludente)







_____________________________________________________________


Postado por:

Ricardo A. B. de Sousa

(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

sexta-feira, 6 de março de 2015

Aula da Saudade

Nesta sexta-feira, 6 de março de 2015,  a EEEP Edson Queiroz realizou a tradicional Aula da Saudade. O evento reuniu as turmas do curso de Hospedagem, Enfermagem, Redes de Computadores e Agroindústria, concludentes do ano de 2014, e também professores, realizando assim momentos de descontração e de homenagens. A Aula da Saudade destaca-se como uma festa a fantasia, além de muita música, dança e coffee break.









"A Aula da Saudade foi no geral muito marcante e descontraída, pelo fato de está com pessoas que nos fizeram bem durante 3 (três) anos... e o que fica realmente é essa saudade de diversão no coletivo, momento de descontração com aqueles que nos fizeram crescer e sermos pessoas melhores."
(Romário Viana - Concludente)


_____________________________________________________________

Postado por:
Ricardo A. B. de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

quinta-feira, 5 de março de 2015

Patrimônio Histórico e Meio Ambiente Natural de Cascavel

Com o objetivo de entender a história do município de Cascavel através dos monumentos e locais históricos e compreender a relação do homem com as diversas paisagens do meio ambiente natural de Cascavel foram realizadas as aulas em campo com o tema Patrimônio Histórico e Meio Ambiente Natural de Cascavel nos dias 04/03/2015 (quarta-feira) com o roteiro: Moita Redonda(barro), Jacarecoara (Trilha Ecológica Mário Uchôa), Barra Nova e no dia 05/03/2015(quinta-feira) com os seguintes pontos: Centro histórico de Cascavel, Feira de São Bento, Bica(Cipó). A aula também teve como objetivo a prática de habilidades técnicas de condução de grupo .A educação ambiental e patrimonial é o primeiro passo que deve ser dado afim de que uma sociedade comece a entender a importância de preservar sua história e suas riquezas naturais. Desta forma foi necessário a realização desta aula em campo para que o futuro técnico em guia de turismo pudesse compreender as relações entre homem, meio ambiente -seja ele natural ou construído.








_____________________________________________________________

Postado por:
Ricardo A. B. de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)