quinta-feira, 28 de abril de 2011

EEEP Edson Queiroz na InfoBrasil 2011.

Idealizada em 1994, a InfoBrasil evoluiu de uma feira de varejo com foco local para se tornar o maior evento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do Norte/Nordeste e o 2º do País. Em 36 edições realizadas, a InfoBrasil já recebeu mais de 514 mil visitantes, entre gestores de TIC de instituições públicas e privadas, profissionais, pesquisadores e estudantes de telecomunicações e tecnologia da informação. Sempre inovadora, seu formato itinerante possibilitou que a organização realizasse até oito edições por ano, promovendo a interiorização e a inclusão digital, levando informações e abrindo mercado para novos negócios. Hoje, o evento está posicionado como a melhor opção de networking e para o lançamento de novas tecnologias e serviços. A realização do Congresso Tecnológico e o alto nível dos debates sobre as tendências é outra marca da InfoBrasil.

A EEEP Edson Queiroz não poderia ficar de fora deste grande evento, a participação dos alunos do curso Técnico de Informática em conjunto com os alunos do E-jovem Módulo II da nossa escola foi muito aproveitada, acompanhados pelo professor LEI; Leonardo Rocha e o instrutor do E-jovem MDII; Tiago França. Durante todo o dia os alunos tiveram a oportunidade de conferir nas palestras, workshops, oficinas e provas de certificação todas as novidades no mundo da TIC.

Não poderíamos deixar de parabenizar os alunos representantes da EEEP Edson Queiroz que conseguiram com muita dedicação a certificação InfoBrasil de Tecnologia:

· Desenvolvimento para Web. (E-jovem)

Jeffeson Maia

Jocélio Lima

Edgar Anastácio

Geovane Adams

Jadson Lira

Wilker Costa

Wemy Felipe

· Desenvolvimento para Web. (EEEP Edson Queiroz)

Emérito Neto

· Programação (Instrutor E-jovem)

Tiago França

· Suporte e Redes (Prof, LEI EEEP Edson Queiroz)

Leonardo Rocha


Segue mais fotos deste evento:



Brasiliana

Não é todo dia que temos a oportunidade de passear pela história, arte e literatura brasileiras. Ao visitar a exposição Coleção Brasiliana Itaú no Espaço Cultural Unifor, os alunos da EEEP Edson Queiroz tiveram esta prazerosa possibilidade. Orientados pela professora de História Sabrina Nepomuceno e pelo nosso coordenador escolar André Luiz, um grupo de alunos de alunos de 2º e 3º ano, além dos monitores de Ciências Humana do 1º ano puderam visitar a impressionante mostra de mapas, aquarelas, pinturas e objetos de arte em geral que traçam caminhos pelos quais o visitante pode percorrer mais de 500 anos de cultura.

São sete núcleos, começando essa viagem pelos séculos XVI e XVII, com uma rica cartografia, em Terra Brasilis a exposição reúne itens com valor inestimável não só no campo bibliográfico, mas também no campo das artes plásticas. Na parte documental da coleção, conta com manuscritos assinados por todos os chefes de Estado brasileiros, manuscritos literários e cartografia com mapas que datam até o início do século XVI.

Na coleção, estão objetos raríssimos, como o primeiro panorama da cidade de São Paulo, pintado pelo francês Palliére; as obras dos alemães Spix e Martius, autores de trabalhos que descrevem e ilustram as plantas e os animais brasileiros; além de um trabalho único na iconografia do Rio de Janeiro: uma aquarela a quatro mãos que reúne 16 imagens e documentos na qual colaboraram Debret, Rugendas, Araújo Porto Alegre e Barat; entre outros. Voltando ao caminho que a exposição propõe ao visitante, após o núcleo Terra Brasilis, o Brasil Holandês resume o período de ocupação do Nordeste do Brasil pelos holandeses (1624 a 1654); enquanto o Brasil dos Naturalistas documenta a enxurrada de naturalistas que vieram ao país logo após a abertura dos portos em 1808. O Brasil dos Viajantes traz aquarelas e pinturas de Debret, Rugendas, Conde de Clarac e Armand Julien Pallière. O quinto núcleo, Rio de Janeiro, traz as diferentes impressões dos viajantes europeus; já o núcleo Memória da Cultura evoca grandes momentos da história e da cultura brasileiras, com documentos, tratados e uma iconografia ímpar sobre a escravidão no Brasil, além, é claro, de primeiras edições de livros, cartas e manuscritos de nossos principais romancistas e poetas. Finalizando, visitamos o núcleo Livros de Artista, edições artesanais nas quais obras são inseridas como ilustração para um texto. Enfim, este dia foi de especial aprendizado a respeito da História e Cultura do Brasil, suas belezas, sua memória e seus encantos.


Segue mais fotos do evento:


1º Festival da Galinha Caipira.

O I Festival da Galinha Caipira dos Chorós, que acontecerá em nosso município durante o mês de maio, teve em seu evento de lançamento a participação de alunas do Curso Técnico em Turismo da EEEP Edson Queiroz. Foram elas: Cristiele Barros, Kássia Amaral, Ívina Miranda, Luana Lima, Brena Silva e Daniele Bessa. Orientadas pelo professor Nilton Gonçalves e acompanhadas pela professora Sabrina Nepomuceno, as alunas recepcionaram os visitantes e autoridades presentes nesta noite de apresentação e divulgação do projeto .

O festival é resultado da parceria entre o Sebrae no Ceará e a Prefeitura do Município e pretende resgatar as tradições culturais do sertão por meio da culinária típica do interior.

No caso do festival de Cascavel, a galinha caipira é a da Região dos “Chorós”. “Chorós” são então, localidades rurais que cultivam suas raízes naturais e culturais sertanejas e onde os carnaubais predominam na paisagem. Dadas as limitações climáticas e econômicas, as atividades desenvolvidas são todas culturas de subsistência. Uma delas é a criação de galinha caipira.

Realizada normalmente nos quintais das casas dos próprios sitiantes, a produção contribui economicamente para as comunidades pela grande demanda por produtos como os ovos e a carne desse tipo de ave. Com o festival, a proposta é integrar as diversas comunidades envolvidas com a criação de galinha caipira, fomentando o desenvolvimento sustentável da atividade.


Segue mais fotos do evento:


domingo, 17 de abril de 2011

Aula de campo no Serpro.

No dia 15 de Abril deste ano os alunos do curso de informática do 3º ano da EEEP Edson Queiroz acompanhados pelos professores técnicos Draulio Filho e Balbino Júnior, professor LEI Leonardo Rocha e o professor de Geografia Clodoaldo participaram de uma aula de campo muito especial, na oportunidade os alunos conheceram uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação do Brasil, o SEPRO, recebidos pela gerente de comunicação Vanessa, onde explicou um pouco sobre a política da empresa e suas metas e reponsabilidade social. No auditório os alunos receberam também palestras específicas nas áreas de desenvolvimento de sistemas, gerência de projetos, redes de computadores e administração de servidores. Após uma jornada de informações técnicas o grupo foi levado para conhecer os setores da empresa e sua infraestrutura de rede.

Palestrantes:
  • Vanessa: "Institucional e Responsabilidade Social"
  • Henrique: "Desenvolvimeto de Sistemas e Gerência de Projetos"
  • Ricardo: "Redes de Computadores e Infraestrutura"
  • Eduardo: "Administração de Servidores"






Hemérito Neto: "Apaixonante, estou procurando provas do concurso de lá, vou tentar com certeza."


Segue mais fotos deste evento: