quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Visita turística e cultural da cidade de Aracati

No ultimo dia 08, os monitores de ciências humanas, sobre a orientação do professor de filosofia e sociologia Cláudio César, professora de história Sabrina Neponuceno e o professor técnico do curso de turismo Sandro, foram para a cidade de Aracati a 90 Km de Cascavel, com o objetivo de conhecer a importância do centro histórico da cidade de Aracati e também reconhecer a praia de Canoa Quebrada como polo Turístico e cultural. Na cidade os alunos foram recebidos pelo o coordenador do curso do curso técnico em turismo, Felipe e por os alunos do mesmo curso.

O primeiro ponto que foi visitado foi à praia de Canoa Quebrada, onde foi possível conhecer os grandes pontos de encontro da galera à noite, também os alunos conheceram a praça em homenagem a Dragão do mar e um pouco sobre a história de origem de Canoa. Os estudantes tiveram uma bela vista da orla sobre a ponte.
Na parte  da tarde , os alunos foram para o centro história de Aracati, na cidade a primeira parada foi na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1774) - Edificada em 1772, por Pedro Ferreira de Almeida e inaugurada em 1774, por Manuel da Fonseca, vigário de Russas. Sua arquitetura barroca leva uma pintura de azul e branco em contraste. Na parte posterior da Igreja encontra-se o cemitério da Irmandade do Bonfim, local reservado durante muito tempo às pessoas de grande poder aquisitivo e que pagavam altos preços para serem enterrados dentro das igrejas. Os túmulos foram construídos em mármore Carrara. Hoje a igreja é aberta mais para casamentos. A segunda foi no instituo parada foi nos antigos casarões  que ficam na cidade alguns deles pertenceram a pessoas como  Adolfo caminha , Beni de Carvalho e entre outras figuras importantes. 


    Outro ponto que foi visitado foi o Sobrado do Barão de Aracati (Museu Jaguaribano) - Antiga residência construída em estilo neoclássico - em reação ao barroco e ao classicismo renascentista, o Museu Jaguaribano é, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, um dos marcos da ocupação colonial do Ceará por meio de Aracati. O Solar do Barão de Aracati se pretende museu desde o fim da década de 60. Fechou diversas vezes, sendo finalmente restaurado pelo Iphan. O sobrado está implantado em lote urbano tradicional e distribui-se em quatro pavimentos, sendo o quarto deles correspondente ao sótão e possui aberturas nas empenas laterais. Sua fachada principal destaca-se pelo revestimento de azulejos portugueses estampilhados, apresentando aberturas por balcão único no primeiro pavimento e balcões individuais no segundo.
    Esta mansão de três pavimentos é uma das principais peças urbanas do patrimônio histórico e cultural da região Jaguaribana,também os estudantes  tiveram oportunidade de conhecer objetos muito antigos que pertenceram a grandes nomes .

     O ultimo ponto a ser visitado foi o igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário que foi dito que era uma construção dos primeiros anos do século XVIII, concluída na segunda metade do século XIX. Segundo o livro da Irmandade do Santíssimo Sacramento, uma capela deu origem à igreja. Era coberta de palha, tinha a fachada de tijolos e as paredes laterais de taipa. Em sua estrutura física encontra-se uma porta central ladeada por duas outras entalhadas a ponta de faca e com almofadas em relevo. Na fachada pode-se observar os sinos, o relógio carrilhão e o registro da data de sua edificação escrita em romanos o ano de 1785. Seu interior é rico em obras de talha e imagens dignas de apreciação.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário