sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projetos de Educação em Saúde (Programa saúde a escola)

No dia 5 de novembro iniciou-se no Auditório Rubem Alves da EEEP Edson Queiroz uma série de apresentações feitas pelos alunos do primeiro ano do curso de Enfermagem para a matéria de Educação em Saúde do programa Saúde na Escola coordenado pelo professor orientador Luiz Carlos. As equipes apresentam o projeto e o caderno de campo com o cronograma das atividades realizadas. Abaixo, segue alguns dos projetos já apresentados.



Projeto: Sexualidade na adolescência

A primeira equipe a se apresentar é formado pelas alunas Naíres Nascimento, Laiz Castro, Tamires Alves, Francisca Elinaura e Markeline Cardoso, e assim, apresentaram brilhantemente  o projeto Sexualidade na adolescência, que por sua vez abriu o início das apresentações. Em seguida, contamos com as palavras das alunas Naíres Nascimento e Laiz Castro a cerca de seus objetivos.

"Tivemos o objetivo de mostrar para os jovens que a sexualidade não é apenas o sexo em si, mas sim a diversificação de gênero. Abordamos a puberdade, onde o jovem passa por transformações em seu corpo, se encaixando a masturbação, os meios anticonceptivos e o prazer sexual."
(Naíres e Lais)



Projeto: Gravidez e aborto

O grupo integrado pelas alunas Lara Cláudio, Joyce Ferreira, Larissa Soares, Rafaela Rodrigues e Gabriela Freitas apresentou no dia 11 de novembro o tema Gravidez e aborto. Para entendermos melhor o que o projeto trazia, a integrante e aluna Lara Cláudio citou:

"Nosso trabalho tem como objetivo, levar as demais pessoas a compreensão a respeito dos diversos temas que rodeiam a gravidez e seus diferentes aspectos. Tivemos como foco discutir sobre o assunto da gravidez na adolescência, assim como os principais impactos na vida social da jovem mãe, como também as complicações gestacionais e as implicações na nossa sociedade brasileira a respeito da legalização do aborto no Brasil."
(Lara Cláudio)



Projeto: Distúrbios na adolescência

O grupo formado pelos alunos Emanuel Costa, Janayana, Janália, Jonny e João Paulo abordou no dia 12 de novembro o tema Distúrbio na adolescência, no qual citam um caso e desenvolve uma peça teatral, abordando 3 (três) situações de dramas psicológicos (anorexia, bulimia e distúrbio sexual) causados com mais intensidade na adolescência.

[...]mostramos diversas imaginações e pensamentos que se passam na cabeça de cada jovem, conscientizando para um problema típico, e que ainda é obscuro em nosso país.
(Emanuel Costa)



Projeto: Bullying

As alunas Isabel Ribeiro, Aylana Câmara, Adelaide Gonçalves, Janaina e Simony Paulo formaram a equipe do projeto Bullying, apresentado no dia 19 de novembro. A equipe informou que o momento trouxe grande experiência. E disseram mais: 

"Quando fomos desenvolver esse trabalho, pensamos em cada detalhe que poderia se causar depois de ser realizado. Pensamos no seu objetivo também, e um dos objetivos era conscientizar as pessoas que o Bullying não é brincadeira e que essa história tem que acabar, pois a cada hora, minutos  e segundos que passa tem uma pessoa se suicidando por conta que são incapazes de se defender. Por tanto, não é só um trabalho desse que vai mudar tudo, temos que nos unir e acabar com o Bullying... O Bullying é você mostrar nos outros o seu próprio defeito."



Dando sequência, teremos as apresentações dos projetos Drogas e álcool (26/11), Violência (03/12), Estigma da beleza (10/12) e Mix da saúde (13/12). O evento acontece no intervalo do almoço e é aberto para todos os alunos da escola.






_____________________________________________________________
Postado por:
Ricardo A B de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Estudantil de Informática II) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário