segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Aula de Campo: VAMOS À PRAIA?

Ressaltando importância do conhecimento e valorização da comunidade local a Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz promoveu no dia 06 de dezembro (Sábado) uma aula em campo da disciplina de Geografia com o objetivo de compreender as condições de degradação ambiental e erosão marinha e como estes atingem a população da Caponga no distrito de Cascavel-CE.

Público Alvo: Monitores e alunos de 1° ano dos Cursos de turismo, enfermagem, informática e agroindústria.

Roteiro pedagógico:
  • 7h à 7h30 – Concentração na escola;
  • 7h30 – Saída; 
  • 7h45 - Analise da paisagem (vegetação e relevo)
-Extração de recursos naturais para uso na construção.
  • 8h - 1º Parada: - Estuário do rio Malcoziado (uso e ocupação) 
  • 8h45 - O ambiente Praia – Estrutura geológica
-Orla marítima de Caponga
-Construções ao longo da linha de praia
-Compreender o processo de “sumiço da praia”, ou seja, da faixa de areia que existente em consequência da transgressão marinha e do processo erosivo. Apresentando assim sua associação com o comércio e a procura de lazer pela a população.


  • 8h50 - Lanche
  • 9h - 3º Parada: Análise dos impactos ambientais causados pela construção dos espigões e impactos sociais causados pelo avanço do mar;


  • 9h15 - Riacho da Roseira e os mangues 
-Legislação ambiental
-Construções sobre o sistema de dunas
-Turismo-Caponga Beach
- Os impactos ambientais relacionados com a degradação da paisagem litorânea, extinção do trecho de berma utilizado como porto das jangadas e descaracterização ecodinâmica do canal estuarino, foram algumas das conseqüências evidenciadas pela ocupação inadequada de setores da planície costeira responsáveis pela conservação de um aporte de sedimentos para a deriva litorânea.
  • 10hs - 4º Parada: Pesquisa de campo: a turma foi dividida em grupos. Cada equipe irá investigar um público distinto: os pescadores, os comerciantes, os donos de barracas, moradores do local. Os alunos deverão realizar entrevistas com cada setor e apresentar a pesquisa pata o restante do grupo .Posteriormente, em sala de aula: cada grupo irá apresentar sua entrevista, dando assim início à discussão sobre o que cada alvo sofreu com a degradação marítima do local visitado;
  • 11hs - Retorno a escola.

"Conhecer o lugar onde vivemos é muito importante. E a aula de campo para a praia da Caponga nos possibilitou adquirir conhecimentos e informações sobre a praia e a comunidade que ali habita. Nós podemos notar as transformações ocorridas naquele lugar. Vemos a ação do homem se voltando para ele mesmo. Assim, nós alunos tivemos a experiência de ver com os próprios olhos e sentir de todas as formas as consequências de atitudes não pensadas adequadamente." 
(Andressa Ribeiro - Enfermagem 1º ano)



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Postado por:
Ricardo A. B. de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

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