quarta-feira, 2 de abril de 2014

Visita Técnica a Base do SAMU - CE Pólo I

Na manhã do dia 15 de março de 2014, a turma do 3º ano do curso Técnico de Enfermagem junto com as professoras técnicas do curso realizaram uma visita técnica às instalações da Base do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) do Ceará Pólo I, Localizado no município de Eusébio-CE. 
Na ocasião, os alunos conheceram o funcionamento do serviço de urgência e emergência e o trabalho que os socorristas realizam diariamente. Durante a visita, os estudantes apreciaram todos os setores da unidade, desde a Central de regulação das chamadas telefônicas, passando pela central de matérias de esterilização ali localizadas sob a orientação do Enfermeiro e Mestre Edilson.
 
Enfermeiro e Mestre Edilson
Central de Regulação

Tiveram também a oportunidade de visitar o interior das ambulâncias, observando sua estrutura, equipamentos e disposição de outros utensílios usados pelos socorristas em cada tipo de ambulância: Unidade de Suporte Avançado (USA - UTI móvel) e a Unidade de Suporte Básico (USB) bem como a composição da equipe de cada uma delas.

Ambulância de Suporte Básico
Ambulância de Suporte Avançado - UTI Móvel

Assistiram a uma aula ministrada pelo Enfermeiro Rafael, especialista e docente em urgência e emergência no contexto do pré hospitalar que destacou temas como: atendimento na rua, abordagem correta, procedimento a ser realizado na identificação de uma parada cardiorrespiratória, tipos de atendimentos, além do perfil que os profissionais devem ter para trabalhar na unidade.

Aula do Enfermeiro Rafael


Depoimentos dos alunos:

"As aulas teóricas fora do ambiente escolar e dentro do núcleo do SAMU foram produtivas e serviram para abrir novos horizontes dentro da Enfermagem."  (Talita Almeida)

"Foi mágico e inspirador." (Beatriz Garcês)

"Hoje foi um dia muito produtivo, a cada passo dado dentro do SAMU era mais uma emoção... =D" (Ana Maysa Trajano)

Veja mais fotos abaixo




_____________________________________________________________
Postado por:
Ricardo A B de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário