quarta-feira, 30 de abril de 2014

Visita Técnica à Embrapa Agroindústria Tropical

No dia 30 de abril de 2014 os alunos do curso Técnico em Agroindústria da EEEP Edson Queiroz, juntamente com as professoras técnicas Juliana Nascimento e Micheline Lopes, participaram de uma visita técnica à Embrapa Agroindústria Tropical, localizada na rua Dra. Sara Mesquita, 2270, bairro, Pici, Fortaleza-Ceará. Na ocasião, os alunos visitaram as instalações de três laboratórios da Unidade: o laboratório de Processamento Agroindustrial, Embalagens de alimentos e Microbiologia de Alimentos. A visita foi guiada pelo supervisor do Núcleo de Comunicação Nicodemos Moreira. O primeiro laboratório a ser visitado foi o de microbiologia de alimentos, onde os alunos foram recepcionados pela Doutora Terezinha Feitosa, pesquisadora da Embrapa, que apresentou toda estrutura física do laboratório, com ênfase nas Boas Práticas, como também explicou como eram realizadas as análises de alimentos e as pesquisas desenvolvidas no laboratório. 

Logo após os estudantes visitaram o laboratório de processamento agroindustrial, recepcionados pela Doutora Ana Paula, a mesma apresentou os diversos maquinários utilizados para processamento de alimentos no laboratório como equipamentos de secagem, despolpadoras, liofilizadores e pasteurizadores. No Laboratório de Embalagens, os alunos foram recepcionados pelas pesquisadoras Roselayne Furtado e Selene Benevides, onde conheceram as novas tecnologias de embalagens comestíveis e biodegradáveis produzidas a partir de matérias-primas da biodiversidade brasileira, como cera de carnaúba, polpa de frutas tropicais e gomas, a exemplo da goma de cajueiro e também foi apresentada uma pesquisa em que se buscam novos instrumentos, em escalas nanométricas para análise de alimentos de forma mais prática e confiável, de total aplicação prática na indústria.

A aula de campo foi uma grande oportunidade para os futuros técnicos em agroindústria observarem na prática a teoria estudada em sala de aula e ainda veio como um presente para que os educandos pudessem enriquecer seus conhecimentos como profissionais da área, além de se familiarizarem com um possível ambiente de trabalho, motivando-os para oferecerem ao mercado novas técnicas de conservação, embalagens e análises de alimentos ou até mesmo aperfeiçoando as já existentes.
   








_____________________________________________________________
Postado por:
Ricardo A B de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário