sexta-feira, 2 de maio de 2014

Aula de Campo: Lajedo de Soledade - Apodi

A partir das 6 horas da manhã do dia 02 de maio de 2014 foi realizada a aula de campo para a região do Rio Grande do Norte, especificamente, a Lajedo de Soledade – Apodi, com os roteiros: Plataforma de Petróleo, Museu Memorial do Lampião e o Museu do Petróleo em Mossoró.

Formação de calcário

Pinturas rupestres

O objetivo é mostrar as condições geológicas das bacias sedimentares com suas riquezas rochosas e as plataformas de petróleo, diferenciando as características geomorfológicas do Ceará e do Rio Grande do Norte. Contou com os estudantes de 1º, 2º e 3º anos dos eixos de Turismo, Enfermagem, Informática e Agroindústria. Durante a visita de campo, os participantes se envolvem bastante com as causas ambientais. Este envolvimento dá-se ao vivenciar do pré-histórico ao geológico na região com as maiores jazidas de petróleo on-shore do país além da importância cultural da região de Mossoró.


 

A aula de Campo foi organizada pela professora de geografia Daniele Bessa e contou com o Apoio da agência de viagens Blue Tour Viagens de responsabilidade do Professor Clodoaldo Uchoa, Guia da aula de campo junto com o guiamento do Aluno Iverson Sávio do Curso técnico em Turismo e dos professores Gelciano (História), Elvis Carlos (Coordenador do curso técnico em turismo ), Eryck Dieb (Redação) e Reginaldo Silva (Coordenador pedagógico).

Professores
Abaixo segue os depoimentos dos alunos Larissa Ingrid e André da Costa Vitoriano, ambos da turma de 3º ano em Redes de computadores:

"Diante de tantos acontecimentos em nosso país, parar para enaltecer uma cultura, uma história, em um passeio. Uma aula de campo é uma vivência única e indescritível. Sinto-me privilegiada de compor o grupo de alunos dessa aula, mais feliz em adquirir conhecimento, além de vivenciar na prática o que é discutido em sala de aula, como clima, o poder que os recursos naturais têm de influenciar na economia e na importância da preservação dos mesmos." (Larissa Ingrid)

"Essa aula de campo foi de grande importância, pois gosto de conhecer os diferentes tipos de clima, vegetação e formações rochosas. Através dessa aula conheci mais sobre o estado do Ceará e principalmente o Rio Grande do Norte. Me fascinou andar pela trilha e conhecer a formação de calcário, pinturas rupestres, além de conhecer um pouco dos costumes dos nossos antepassados. Também gostei muito do passeio em Mossoró - RN, conhecendo sua história desde seu descobrimento aos dias atuais, conhecendo quais são as atividades por trás do seu elevado Produto Interno Bruto (PIB), o maior do Rio Grande do Norte, devido principalmente da extração de petróleo e pela agricultura. Aprendemos de um forma divertida, atraindo nossa atenção." (André Vitoriano)



Veja mais fotos




_____________________________________________________________
Postado por:
Ricardo A B de Sousa
(Professor Coordenador do Laboratório Escolar de Informática II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário